segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO ESPECIAL

1. Educação Especial: O que é?
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino da educação básica e superior.
2. Educação Especial: Para quem ?
Para Alunos com:deficiência física, deficiência mental , surdez , cegueira e baixa visão surdocegueira , transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades .
3. Educação Especial: atuação nas escolas
a. Oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
b. Identifica as necessidades de alunos com deficiência, com altas habilidades e com transtornos gerais do desenvolvimento;
c. Elabora plano de atuação de atuação de AEE propondo serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento;
d. Produz material: transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, de acordo com as necessidades dos alunos;
e. Adquire e identifica materiais , como software , recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros;
f. Acompanha o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular freqüentada pelo aluno: verifica a funcionalidade e a aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites, distorções do uso na sala de aula, na escola e na casa do aluno;
g. Orienta professores do ensino regular e famílias dos alunos a utilizar materiais e recursos;
h. Promove formação continuada para os professores do AEE, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral.

4. Profissionais que atuam na Educação Especial
a. Professor especializado da Sala de Recurso Multifuncional
b. Professor de LIBRAS
c. Professor em LIBRAS
d. Professor de Português, como segunda língua de alunos com surdez
e. Professor especializado do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual (CAP)
f. Revisor Braille

5. Formação do profissional que atua na Educação Especial
a. Formação inicial de professor comum
b. Conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em formação continuada na área

6. Atendimento Educacional Especializado (AEE ) O que é o AEE ?
a. Um serviço da Educação Especial que identifica , elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
b. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola comum e fora dela.

7. O que faz o AEE?
a. Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades;
b. Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
c. Oferece tecnologia assistiva (TA);
d. Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
e. Acompanha o uso desses materiais e recursos em sala de aula, sem, contudo, interferir no ensino dos conteúdos curriculares.

8. AEE: quando e onde?
a. O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno;
b. Para maior benefício do aluno, esse serviço deve ser oferecido preferencialmente na própria escola que esse aluno freqüenta;
c. Há ainda a possibilidade de o AEE ser realizado em uma outra escola próxima ou em centros especializados em AEE, enquanto cada escola não tem o seu próprio serviço de AEE.

9. AEE em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior
a. O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas turmas das escolas comuns;
b. Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais / responsáveis.

10. Conteúdos específicos da f ormação dos professores de AEE
a. LIBRAS
b. Língua Portuguesa para alunos com surdez
c. Sistema Braille
d. Informática aplicada à produção braille
e. Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual(sintetizadores de voz, lupa eletrônica, magnificadores de tela para baixa visão)
f. Produção braille e adaptação de material impresso em tinta
g. Recursos ópticos e não ópticos para baixa visão.
h. Técnica de uso do sorobã
i. Adaptação de livros didáticos e de literatura para pessoas cegas
j. Avaliação funcional da visão
k. Orientação e mobilidade para pessoas cegas
l. Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas
m. Tecnologia Assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados, mobiliário acessível.
n. Interpretação em LIBRAS
o. Instrutor de LIBRAS
p. Desenho universal
q. Comunicação para o aluno surdo-cego
r. Outras

11. Sala de Recursos Multifuncional
É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino para a realização do AEE
12. O que pode ser aprendido nas salas de recursos multifuncionais?
Treinamento de recurso óptico Informática acessível Sistema Braille na máquina de escrever Língua Portuguesa escrita para pessoas com surdez Comunicação alternativa.
13. Centro de Apoio Pedagógico para Atendendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) O que é?
a. CAP é um centro com salas equipadas com computadores, impressora Braille e laser, fotocopiadora, gravador, circuito interno de TV, máquina de escrever em Braille.
b. Objetivo:
c. Produzir materiais didáticos e pedagógicos adequados aos alunos com cegueira e aos alunos com baixa visão .

14. AEE: produção de materiais Jogo cara a cara com texturas e contraste de cores Revisão do texto transcrito para o Braille Tesoura adaptada Material pedagógico para o ensino da Libras Livros didáticos e de literatura adaptados Pasta de comunicação
15. AEE: alguns equipamentos Impressora Braille Jogos com textura e contraste Cadeira de rodas Teclado adaptado Softwares para comunicação alternativa Acionadores
16. Importante O AEE tem objetivos e atividades que se diferenciam das realizadas em salas de aula de ensino comum. O AEE não é reforço escolar . A auxiliar de sala ou cuidadora não faz parte do quadro da Educação Especial, mas do Ensino Comum.

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