Ao se refletir sobre o papel da afetividade na aprendizagem escolar, verifica-se que são muitos os fatores ligados a relação professor-aluno. O professor tem uma função muito importante e de grande responsabilidade dentro da escola, pois sua interação com o educando se reflete no desenvolvimento cognitivo. A aprendizagem se torna mais significativa quando o professor se relaciona com os alunos de modo afetivo. O educador precisa ser uma pessoa flexivel que compreenda as necessidades dos alunos.
É preciso que o educador proporcione um clima agradável para o processo ensino-aprendizagem estimulando seus educandos a pensarem, criarem e se relacionarem de forma harmoniosa e tranquila e transformando o espaço escolar em algo atraente e interessante, dando-lhe a capacidade de ampliar a construção de seu conhecimento.
O afeto faz parte do processo de aprender e do desenvolvimento humano; por isso, não há aprendizagem sem afetividade.
O educando que tem dificuldades de se concentrar, de se relacionar com outros, que não acredita em seus sentimentos e tem baixa auto-estima, consequentemente apresentará dificuldade na aprendizagem, logo se fechará num mundo só seu, por medo de expor o que está sentindo, por medo de errar.
É necessário apoiar a auto-estima dos educandos de modo que, se fracassarem no desempenho de alguma atividade, não se sintam completamente derrotados. O sucesso é muito importante, particularmente no início da aprendizagem.
Contudo, quando o educando chega a escola prejudicado emocionalmente, cabe ao educador criar um ambiente acolhedor e seguro, oportunizando a ele o relacionamento com outros e incentivando a agir com autonomia, demonstrar seus interesses e expressar seus sentimentos.
É preciso que o professor confie e acredite na capacidade do aluno. Elogios, incentivos e limites, quando transmitidos de forma sincera e afetiva, levam o educando a valorizar sua auto-estima, desenvolver sua autonomia e ter progresso na leitura e escrita.
Professor Moran/ECA/USP
http://www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário