quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como descobrir casos de dislexia

A dislexia é um transtorno de leitura. A criança disléxica é um mau leitor, é capaz de ler, mas não é capaz d entender eficientemente o que lê.
A criança disléxica é inteligente, habilidosa em tarefas manuais, mas persiste um quadro de dificuldade de leitura por toda a vida.
Muitas vezes, a dificuldade no ensino na matemática de um disléxico está mais relacionada à compreensão do enunciado do que ao processo operatório.
Quando um professor se deparar com crianças inteligentes, saudáveis, mas com dificuldade de ler e entender o que lê, deve-se imediatamente investigar se há existência de casos de dislexia na família. Os indícios são sempre os mesmos: atrasos na aquisição da linguagem, atrasos na locomoção e problemas na dominância de conceitos de lateralidade.
Os disléxicos apresentam uma caligrafia muito defeituosa e demonstram confusões entre as letras com diferenças sutis, como a-o, h-n; confusões com letras de grafia similar como b-d, d-p, n-u ; confundem letras de sons parecidos como d-t, c-q costumam inverter sílabas como escrever "los" no lugar de "sol ou ainda omitir ou acrescentar letras à escrita de alguma palavra.
As frustrações acumuladas de uma criança disléxica pode conduzí-la a ter comportamentos anti-sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário