Sugestões de como promover maior participação dos alunos com necessidades especiais
- Mostre aos demais colegas de classe a importância desse aluno (aquele com necessidades especiais), revele a importância de conviver e respeitar aquele que por algum motivo é diferente. Deve-se cuidar para não estar rotulando ou diagnosticando.
- Sempre que for realizar qualquer atividade, dê alguma função para esse aluno. A função de ser algo que todos valorizam e necessária para a turma toda. Reduza sentimentos de isolamento, estresse ou frustração em relação à escola.
- Proponha jogos que possibilitem a vivência em grupos e desenvolvam a concentração, a agilidade, ritmo, prontidão e desinibição. Coloque esses alunos perto de boas influências.
- Improvise situações para que esses alunos possam se destacar em alguma coisa.
- Abra possibilidades para eles falarem e/ou escreverem. Pode se algum fato ocorrido na escola ou qualquer notícia que tenha despertado a atenção da turma e que você ache adequado explorar. Peça que respondem (ou escrevam), questões como: O que aconteceu? Onde? Por que? (assim eles vão criando situações como começo, meio e fim).
- Sempre que verificar que esse aluno conseguiu fazer alguma atividade com eficiência, apresente esse contexto aos demais colegas para apreciação. Dessa forma, ele vivenciará experiências positivas, pacíficas e de auto afirmação.
- Se esse aluno não souber resolver a atividade na forma escrita, incentive-o a “apresentá-la”na forma oral. Vale até fazer um pequeno teatro com cenário e figurino. Algum colega poderá servir de “escriba” para esse aluno, escrevendo o que ele está falando.(serve como documento de avaliação).
- Na hora da prova prepare para esse aluno com deficiência perguntas mais objetivas ou com respostas de múltiplas escolhas, de acordo com as competências dele. (flexibilização de conteúdo), prepare-o antes para a prova.
- Antecipe atividades que sejam parecidas com as da prova para que ele já tenha repertório e condições de realizá-la.
- Se necessário, faça a mediação individual com esse aluno para garantir a compreensão do que está sendo solicitado. Pergunte várias vezes se ele entendeu mesmo o que é para ser feito.
- Proponha a repetição dessa mesma atividade na sala de recursos.
- Para o aluno com deficiência, prepare sempre uma prova mais curta e com linguagem cotidiana, inclua exemplos e abra a possibilidade de consulta. A avaliação deve estar de acordo com os objetivos e os conteúdos.
Boa Sorte!
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