segunda-feira, 14 de maio de 2012

DADOS DA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO AEE NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) Município: São José do Rio Preto - SP Escola: E.M. “Prof° Júlio de Faria e Souza Júnior” Nome do Professor de AEE: Joslene Cibineli Scarpeto de Morais A professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) antes de trabalhar nas salas de recursos multifuncionais (SRM) lecionou durante 14 anos em salas de aulas comuns como professora polivalente de Educação Básica I. Possui graduação em Letras, Especialização em Educação Especial e Literatura Brasileira, além de formação em Libras, Programa de Educação Inclusiva:direito à diversidade, Capacitação em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Capacitação em Dislexia, entre outros. Para a realização do AEE contamos nessa U. E. com um espaço adaptado que ainda não possui os mobiliários, equipamentos e recursos de uma SRM. Freqüentam a sala 2 alunos com deficiências múltiplas, 2 alunos com deficiência mental, 1 síndrome de down e 9 alunos sem diagnóstico determinado no horário inverso ao da escolarização regular, que são encaminhados pelos professores das salas de aulas comuns através de um documento denominado FOA ( Folha de Observação do Aluno). O AEE trabalha em parceria com a família dos alunos e estabelece interlocução com os profissionais da área da saúde, quando isto se faz necessário. O plano de atendimento é individual para cada aluno, considerando suas peculiaridades e em toda sua execução precisa ser revisado e atualizado. O trabalho inicia-se com a coleta de dados sobre o aluno (dados pessoais e relato do professor), segue-se pela entrevista familiar e a avaliação desse aluno do ponto de vista cognitivo, social, afetivo, motor, familiar e outros. São traçadas ações para atender às necessidades desse aluno organizando os objetivos do plano, a freqüência, o tempo e a composição dos atendimentos; as adequações de materiais, a seleção de parcerias necessárias, a orientação à equipe escolar e o acompanhamento e registro dos resultados obtidos. No atendimento desenvolvemos programas de enriquecimento curricular, ensino de vida autônoma, orientação e mobilidade, adequação de materiais didáticos, utilização de recursos ópticos, de tecnologia assistiva, ensino de libras, braille, soroban, entre outros.

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